DECORAÇÃO E PAISAGISMO

Faça Você Mesmo!

Que tal renovar os azulejos da cozinha e do banheiro por conta própria e reinventar os ambientes? 🎨

Tudo começa pela limpeza

Antes de iniciar a pintura dos azulejos, é fundamental que eles estejam devidamente limpos e secos. Para isso, uma boa esponja, um pouco de água, um detergente neutro e um desengordurante serão suficientes.

Nos rejuntes, é possível utilizar uma escova de dentes para facilitar a limpeza. Se o azulejo apresentar algumas imperfeições, utilize um pouco de massa acrílica para realizar pequenos reparos.

Quando a massa estiver seca, o que pode levar até 48 horas, utilize uma lixa de alvenaria para dar um acabamento melhor e finalize a limpeza com um pano seco para remover o pó.

Produtos para pintura

De uma forma resumida, podemos dizer que existem basicamente dois produtos: as tintas específicas para azulejos e as tintas epóxi. As duas opções apresentam como vantagens o fato de serem resistentes à umidade e poderem ser aplicadas diretamente sobre a superfície dos azulejos.

Para realizar essa aplicação, é recomendável utilizar um rolo de lã de carneiro e fazer os acabamentos com um pincel. Aplique a primeira demão de tinta, aguarde o tempo de secagem do produto indicado pelo fabricante, e finalize com a segunda camada do produto.

Criatividade é o segredo

O que não faltam são opções diferentes para você escolher a que mais lhe agrada na hora de pintar os azulejos. Para acertar na pintura, o principal é respeitar o estilo do ambiente e soltar a criatividade.

A seguir nós trouxemos algumas possibilidades de pintura dos azulejos para que você se inspire na hora de transformar a aparência de sua cozinha ou banheiro.

Apenas uma cor

Quem gosta de um toque mais harmônico para o ambiente pode investir na pintura com uma única cor tanto para os azulejos quanto para os rejuntes do ambiente. Dessa forma, é possível criar a sensação de unidade na pintura.

Combinando com os móveis

No caso dos azulejos da cozinha, é possível pensar em uma cor que possa estabelecer uma relação de combinação com os móveis que compõem o ambiente, como por exemplo os armários e a mesa. Além disso, os próprios eletrodomésticos podem servir como referência na hora de escolher uma cor para pintar os azulejos da cozinha.

Cores que encantam

Se o seu objetivo for fazer com que os azulejos sejam os protagonistas da decoração do ambiente, é possível apostar em uma mistura de cores na hora de pintá-los. Para isso, o ideal é que os demais elementos que compõem a decoração do ambiente sejam em tonalidades neutras a fim de evitar que as cores acabem ficando excessivas.

Você também pode gostar...