Entenda por que o Memorial Descritivo é um documento tão importante e que deve ser analisado com atenção antes de adquirir um imóvel na planta.⚒️🧰
O que é um Memorial Descritivo❓
É um documento público e obrigatório, previsto na Lei 4.591/64 que trata sobre as incorporações imobiliárias, elaborado antes do lançamento de um empreendimento imobiliário e descreve de forma detalhada todos os aspectos da obra a ser realizada, tais como itens de acabamento, materiais utilizados e todos os aspectos e detalhes que serão executados pelo incorporador.
Para que serve o Memorial Descritivo? ❓
O objetivo do Memorial Descritivo é especificar os materiais necessários para a construção do empreendimento, garantir a eficiência da execução das atividades e registrar mudanças ou possíveis obstáculos para a finalização da obra. Também é uma forma de provar o comprometimento da incorporadora ou construtora e evitar golpes.
Após a entrega do imóvel, é possível averiguar se tudo foi feito conforme descrito no memorial, como acabamentos, revestimentos, a instalação das janelas, portas, pisos e dos sistemas hidráulicos e elétricos, por exemplo.
Quem pode ter acesso ao Memorial Descritivo❓
Por se tratar de um documento público, registrado em cartório, qualquer pessoa pode consultá-lo.
O que deve conter em um Memorial Descritivo❓
Em geral, são abordados os seguintes tópicos:
➡️ Informações da obra e responsáveis
➡️ Serviços preliminares
➡️ Questões práticas da obra
➡️ Etapas da construção